Automação Residencial: Guia Para Automatizar Sua Casa

0
automacao-residencia-guia-completo-para-automatizar-casa

A tecnologia cresce em um ritmo acelerado em todo o mundo, sempre com produtos cada vez mais inovadores, começamos a ter contato com o que antes era possível ser visto apenas em filmes e séries. 

Os desenhos também estão presentes, não podemos esquecer do “Os Jetsons”, um desenho sobre uma família que vive em 2062 e já convivia com robôs, carros voadores e diversas automatizações.

Mas afinal, como será a tecnologia do futuro?

Essa é uma dúvida que todos nós temos e é quase impossível uma resposta com toda velocidade do avanço tecnológico. Atualmente nós estamos vivemos a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial, que são automações, troca de dados e computação em nuvem presentes em diversos serviços que utilizamos.

Temos presente também a Internet das Coisas (iot), que é a conexão de objetos do nosso dia-a-dia com a internet, possibilitando a transmissão de dados e realização de ações. Com isso podemos fazer com que nossa casa seja completamente automatizada, trazendo uma série de benefícios.

O que é Automação Residencial?

Automação Residencial é a integração de tecnologias de uma casa, tornando algumas tarefas automatizadas, e com isso, facilitando o cotidiano dos moradores. 

o-que-e-automacao-residencial
O que é Automação Residencial?

Chamada também de Domótica, termo do francês Domotique, da junção Domus “casa” com Imotique “automático”, surgiu nos anos 80 na França, com o objetivo de controlar a iluminação, climatização, segurança, interligando todos esses elementos.

Já em 2020, com dias mais corridos, buscamos automatizar tarefas do dia-a-dia com o uso da tecnologia, possibilitando uma sensação de conforto, otimização do tempo e  segurança.

Vantagens da Automação

A Automação traz muitos benefícios para quem a utiliza, não pense que são apenas conforto e comodidade, temos também uma série de vantagens.

Segurança

Um dos melhores benefícios da automação, a segurança, faz com que você possa acompanhar tudo o que acontece na sua residência mesmo estando longe dela.

seguranca-automacao

Isso é possível por conta da ligação das câmeras e sensores a um sistema externo que pode ser facilmente acessado por aplicativo de celular. Com isso você pode monitorar as seguintes situações:

  • Receber alerta de movimentação em algum local da casa;
  • Ficar sabendo quando alguma porta ou portão é aberto;
  • Tirar uma foto quando acontecer alguma ação não identificada e enviar para o proprietário por e-mail;
  • Acompanhar sensores de vazamento de água, gás e CO;
  • Alertas de aumento de temperatura do local.

Praticidade e Comodidade

Quando falamos em automação a primeira coisa que vem na nossa mente é o conforto e toda a facilidade que é possível.

praticidade-e-comodidade

Acender uma lâmpada, ligar o ar-condicionado, ligar um aparelho em alguma tomada específica são alguns exemplos de automatizações que podemos facilitar tarefas comuns.

Com a “Internet das Coisas” podemos também realizar automações utilizando o GPS, para que, ao se aproximar da sua casa, realiza uma tarefa específica. 

Cenas inteligentes

Imagine só você apertando um botão e com isso as cortinas se fecham, a TV abre automaticamente a Netflix, o home theater é ligado e até o ar-condicionado é acionado, isso é uma cena inteligente, onde você programa o que pode ser feito, e ao apertar um botão ou acionar por comando de voz, tudo se transforma.

Isso vai se tornar cada vez mais comum em nosso dia a dia. Não podemos esquecer também que os  comandos por voz vem ganhando espaço nas casas. Com o cenários da casa todo conectado, com um simples “Ligar a TV do quarto e apagar a luz” vai estar presente em sua vida muito em breve. 

Economia de Energia

Outra grande funcionalidade da automação é a redução no consumo de energia, já que é possível que os equipamentos sejam automaticamente desligados em certos momentos que não estão em consumo.

Com isso, é possível identificar equipamentos com mais consumo de energia, conseguindo deixar sua casa mais sustentável e diminuindo desperdícios não apenas de energia, mas também de água.

O que é possível automatizar na minha casa?

Atualmente tudo pode ser automatizado, você pode deixar sua casa completamente conectada. A automação existe em alguns níveis, desde um simples controle onde é possível juntar vários controles remotos em um celular, até você deixar a casa toda autossuficiente, com programações para diversas tarefas. 

O ideal é que a automação seja uma facilidade para seu dia a dia, tendo assim um ótimo custo benefício, pois vai te ajudar com tarefas. Vamos ver abaixo o que é possível automatizar. 

Lâmpadas

Iluminação é um dos itens mais comuns para se automatizar e podem ser feitos de duas formas, com lâmpadas wi-fi ou interruptores wi-fi. 

As duas formas são indicadas e podem ser controladas por aplicativos e por voz.

Os interruptores têm também uma função na qual é possível agendar momentos para essa lâmpada ficar ligada, timer e também um relatório de quanto tempo ficou ativa.

Outra vantagem é que você pode alterar as cores da luz, com isso, dependendo do seu ambiente, pode também dar um toque na sua decoração.

Central Infravermelho

A central infravermelho é basicamente um controle universal na qual você pode controlar todos os equipamentos daquele ambiente, por exemplo, TV, Ar-condicionado, TVBOX, Receptores de TV (NET, Sky, Claro), ventilador, projetor, caixa de som, etc.

Todo esse controle pode ser feito por um aplicativo, de maneira muito simples e facilmente customizada. Essa é uma ótima maneira para iniciar a automação da sua casa, pois a instalação e configuração são bem fáceis.

Tomadas

As tomadas também podem ser automatizadas e existem duas formas de serem feitas. 

A primeira e mais simples é com adaptadores wi-fi. Você conecta o adaptador na sua tomada e liga o equipamento no adaptador, com isso sua função é basicamente cortar e liberar energia. Mas cuidado, como a energia é cortada, dependendo do equipamento que vai ligar, pode ter problemas por conta disso.

A outra opção, seria de instalar dentro da caixinha da tomada, um aparelho que faz essa função, como o Sonoff Mini. Com esse equipamento instalado e bem configurado, você pode ativar ou desativar tomadas por comando de voz e também criar rotinas para utilizá-la. 

Por exemplo, é possível ativar a tomada da sua cafeteira quando estiver chegando próximo da sua casa, usando o GPS do seu celular.

Câmeras

As câmera de segurança estão muito acessível atualmente, funcionando muito bem e com instalação muito fácil.

Com esse equipamento você tem uma série de benefícios, é possível tirar fotos, iniciar gravação, se comunicar através de microfone e até mesmo ter um 360º no ambiente dependendo do modelo.

camera
Câmera

Os modelos atuais também são sem fio, ou seja, em alguns minutos você pode ativar seu equipamento e configurar em seu aparelho celular.

As gravações podem ser agendadas também e são armazenadas em um cartão microSD.

Fechaduras

Com diversos modelos e funcionalidades diferentes, a fechadura digital é um dos itens mais procurados. Engana-se quem pensa que esse equipamento apenas fecha e abre portas, ele é um grande aliado para manter a segurança do seu lar, pois tudo é controlado por aplicativo e leitor digital.

Entre as funcionalidades é possível trancar a porta e também destrancar, mas mantê-la fechada. 

fechadura

Com o aplicativo você pode acompanhar toda atividade da fechadura, podendo saber se foi aberta usando a digital, por senha, pelo app e/ou por comando de voz. 

O cadastro de usuários feito na fechadura também pode ser agendado para que funcione em dias e horários específicos. Novamente, as funcionalidades variam entre os modelos, por isso, pesquise bem antes de realizar uma compra.

Robô Aspirador

Um dos sonhos de qualquer pessoa é poder relaxar e ter um equipamento limpando a casa, não mesmo? Os robôs inteligentes podem te ajudar com essa tarefa.

Atualmente existem alguns modelos de robô inteligentes, os que apenas aspiram e os que aspiram e passam pano. Eles limpam praticamente tudo e com o aplicativo é possível controlar algumas funções também: 

  • Onde vão limpar. Em quais cômodos da casa.
  • Quando vão limpar. Agende os horários específicos.
  • O que vai fazer? Apenas aspirar ou passar pano também?
  • Verificar a bateria do equipamento.

Esse equipamento não substitui uma limpeza mais pesada da sua casa, mas com toda certeza, para o dia-a-dia, vai te ajudar muito.

Assistentes Virtuais

Os aparelhos que estão tornando a vida de todos muito mais fáceis são os assistente virtuais. Basicamente são caixinhas de som com o assistente já integrado e que podem ser integrados com todo o restante da automação da sua casa. 

amazon-echo-dot
Amazon Echo Dot

Google Nest Mini e Amazon Echo Dot são os dois principais modelos do mercado e funcionam com os aplicativos do Google Home e Alexa da Amazon.

google-nest-mini
Google Nest Mini

Ao integrar todos os outros equipamentos automatizados da sua casa com esses aparelhos, você pode controlá-los por voz. Outra grande função é que você cria grupos de equipamentos e realiza tarefas para cada um deles, por exemplo, você pode ter um grupo com sua TV, ar-condicionado e Cortinas, com isso pode ligar todos de uma vez ou desligar.

Quanto custa para automatizar minha casa?

A automação residencial pode trazer uma série de benefícios para nosso dia-a-dia e realmente facilitar nossa vida. Com todos esses equipamentos apresentados, a pergunta que fica é: quanto custa tudo isso? 

E a resposta é bem simples, depende.

O que nós aconselhamos para todos, no primeiro momento é, entender o que realmente pode facilitar sua vida. 

Entenda muito bem sua rotina para que possa saber de fato quais equipamentos você realmente precisa para iniciar na automação da sua residência. 

Alguns dos equipamentos não necessitam de fiação, por isso, você mesmo pode instalar e configurar o equipamento. Já em outros casos, você vai depender de uma empresa ou profissional para realizar a instalação e configuração do equipamento.

Comece pelo básico

O ideal para você começar com a automação da sua casa é iniciar pelo básico. 

Para nós o básico é muito simples, tenha:

  • Um central infravermelho (em média R$300,00);
  • Um interruptor inteligente (em média R$150,00);
  • Um assistente virtual (R$249,00).

Com esses equipamentos você vai poder realizar diversas automações simples na sua casa e também começa a entender melhor todo o funcionamento desses produtos.

Após esse período inicial, inclua tomadas e lâmpadas na sua automação residencial, aumentando as possibilidades.

Sempre pesquise mais

A tecnologia avança de maneira muito rápida, com isso, sempre temos novidades e melhorias de aparelhos que compramos a pouco tempo. 

Com o avanço da automação, isso vai se tornar cada vez mais rápido e comum. Por conta de toda complexidade que esses itens têm, pesquise sempre, fique por dentro das novidades, principalmente das marcas que você está comprando no começo.

Espero que nosso artigo tenha ajudado a entender mais sobre automação residencial e por onde começar. 

Não deixe de seguir o Mais Android no Facebook e Instagram e acompanhe tudo sobre o mundo dos celulares em nosso site, ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui