Guia Completo do Carregador Portátil

0
carregador-portatil

Os carregadores portáteis se tornaram um acessório muito presente nos dias atuais. Como grande parte da vida pessoal e profissional das pessoas interage com a tecnologia a partir de smartphones e notebooks, o carregador portátil surge como uma ferramenta de apoio para a bateria desses aparelhos.

Também chamados de bateria externa ou Powerbank, tem a capacidade de receber e fornecer bateria, prolongando o tempo de uso de diversos dispositivos no dia-a-dia, sendo um suporte muito útil para celulares, notebooks, tablets, caixas de som Bluetooth, câmeras e videogames portáteis. Assim, atualmente podem ser considerados um utilitário importante principalmente na esfera profissional, em que dependendo da situação, é necessário utilizar alguns dispositivos eletrônicos por muitas horas seguidas longe de uma tomada.

Como é um acessório que varia o desempenho de acordo com o seu modelo e suas especificações, trouxemos uma análise sobre alguns aspectos do carregador portátil para te ajudar a decidir qual é o melhor custo benefício para seu estilo de vida. Confira em quais aspectos ficar de olho na hora de escolher o produto ideal para você:

Capacidade da bateria

De acordo com os dispositivos que você deseja carregar com o carregador portátil, é importante ficar atento a capacidade da bateria do aparelho, que é medida em mAh (miliampère-hora) e varia bastante de acordo com o modelo. Isso define quanto de bateria o carregador portátil pode proporcionar aos smartphones, tablets e notebooks que se conectarem a ele.

Verificar a capacidade da bateria do seu smartphone, notebook e demais aparelhos podem ser fundamentais na hora de escolher um carregador portátil que atenda às suas expectativas, proporcionando pelo menos uma carga completa no dispositivo. Existem alguns modelos mais potentes com até 20.000 mAh, que possibilitam várias recargas completas até nos celulares mais modernos. A média atual é que 10.000 mAh representa duas cargas e meia de smartphones tradicionais, enquanto 20.000 mAh pode chegar a cinco cargas completas. 

Por isso, fique de olho na capacidade da bateria dos seus aparelhos na hora de escolher o carregador portátil ideal para te proporcionar várias recargas sem preocupação.

Conectores e Acessibilidade

Na hora de escolher um carregador portátil, é fundamental prestar atenção à conectividade, já que as entradas dos cabos podem variar de acordo com o modelo do que vai ser carregado. A entrada USB é a tradicional e acompanha a maioria dos aparelhos, oferecendo compatibilidade para a maioria dos smartphones Android. É importante que os usuários de aparelhos Apple fiquem atentos, já que os novos cabos conectores Lightning se fazem presentes a partir do iPhone 5.

Para quem deseja carregar notebooks, é preciso optar pelos modelos que trazem entradas de carregadores específicos, já que variam de acordo com a marca. Alguns modelos podem oferecer diferentes entradas de carregadores de notebook para fornecer um amplo suporte aos dispositivos e proporcionar essa diversidade de conexões, ampliando o desempenho das baterias ao mesmo tempo.

Qualidade do produto

Estar atento à veracidade dos modelos de carregador portátil é outro ponto importante. Comprar acessórios e equipamentos utilitários falsificados, ou que não tenham alguma marca,  para celulares ou notebooks podem ser prejudiciais aos seus dispositivos, já que não devem ter sido testados de forma segura na produção legal do equipamento. Assim, podem diminuir a vida útil das baterias dos seus aparelhos ou serem submetidos a falhas e até explosões.

Busque um bom custo-benefício, mas não se esqueça de levar em consideração a sua segurança!

Carregador de tomada

A maioria dos carregadores portáteis não é vendido junto do adaptador de tomada, sendo eles acompanhados apenas do cabo USB. Assim, é ideal que você já tenha um adaptador para tomada se não quiser ficar carregando a bateria em um notebook ou computador. Uma ótima dica é prestar atenção na hora de selecionar esse adaptador, já que os modelos possuem diferentes potências que influenciam no tempo que a bateria externa precisa ficar na tomada. Alguns fornecem o suporte de carregamento rápido, com maior potência e possibilidade de deixar o dispositivo o mínimo de tempo possível parado na tomada.

Desde que você mantenha sua bateria externa carregada, seus outros dispositivos podem funcionar por muitas horas com diversas recargas completas armazenadas no aparelho. Rotinas mais longas de uso em diferentes situações são facilmente permitidas pelos carregadores portáteis e sua utilidade na vida pessoal e profissional das pessoas.

Custo-benefício: O que vale a pena?

Como na maioria das compras de aparelhos desse tipo, é importante pesquisar e avaliar o custo-benefício dos modelos. Não é necessário comprar o mais potente e avançado carregador portátil se você deseja utilizá-lo apenas com um celular ou algum outro dispositivo de menor capacidade de bateria. Isso aumentaria o custo do produto, e poderia ser desnecessário para seu estilo de vida.

Se a intenção é carregar notebooks em muitas horas de uso, optar pelos dispositivos que tenham compatibilidade de conexão de capacidade de bateria. Independente de qual for a intenção de uso do carregador portátil, é muito importante entender se a capacidade da bateria é suficiente para fornecer cargas aos seus aparelhos a partir da capacidade em mAh. Levando em consideração essas informações, você já tem alguns parâmetros para filtrar qual o melhor carregador portátil para sua rotina.

O carregador portátil realmente faz um papel importante de suporte utilitário aos dispositivos de uso diário. Com a evolução da tecnologia e popularidade desse produto, os modelos vem trazendo algumas novidades para o mercado, tanto em desempenho, como em design e acessibilidade. Não é mais necessário ter uma tomada por perto para manter seu smartphone, notebook, tablet ou caixa de som carregados e prontos para uso durante horas.

Fique de olho nos aspectos que explicamos e escolha o melhor carregador portátil para sua rotina de vida e de trabalho!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais para ajudar seus familiares e amigos a também escolher um ótimo celular. E acompanhe os próximos artigos do Mais Android!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui