Android 12: Google disponibiliza novidades sobre a atualização

0
Android-12

O Android é o popular sistema operacional do Google. Atualmente na sua décima primeira versão, o Android está presente em muitos aparelhos do mercado brasileiro, focado em gerenciar todas as tarefas do dispositivo, fornecendo uma interface visual para que os usuários possam ter uma experiência de qualidade ao executar as funções dos seus celulares.

O Google disponibilizou neste mês de fevereiro algumas prévias do Android 12, lançando uma versão de testes para desenvolvedores. A partir desse lançamento, é possível conhecer um pouco mais sobre as novas funcionalidades, já que existiam alguns rumores sobre quais novidades esse sistema operacional poderia trazer. Entre opções de customização e novidades funcionais de privacidade e segurança, o Android 12 começa a tomar forma para os consumidores e se consolidar como um sistema mais responsivo e aprimorado, ainda que um dos mais populares do país.

Vale lembrar que essa prévia é mais focada nos novos recursos e funções do que em aprimoramentos de design. Por isso, o Android 12, mesmo que diferente visualmente nessa prévia, ainda pode ter um visual diferente quando tiver seu lançamento oficial.

Pontuamos e analisamos as novidades dessa versão de prévia que o Android 12 apresentou. Destacamos alguns pontos relevantes que podem ser interessantes para os usuários. Veja:

Interface renovada

interface-renovada

O Android 12 terá mudanças visuais mais notáveis que as atualizações anteriores. A prévia confirmou essas alterações na interface do novo sistema, principalmente na barra de notificações, tela de início e tela de bloqueio, que geralmente são as mais visualizadas. As janelas, notificações e ícones aparentam um design mais suave e arredondado, passando uma ambientação mais moderna.

Um novo recurso que chega é o Always on Display, que permite ver as notificações e o horário mesmo com a tela desligada. O painel de configurações rápidas também está diferente, com menos opções que o antecessor Android 11, que já havia reduzido esses elementos.

Os widgets, usados para personalizar e organizar o dispositivo, serão mantidos e receberão algumas novas funcionalidades, como as bolhas flutuantes de notificação, o novo sistema de visualização Picture-in-Picture e atualizações de acessibilidade para usuários com deficiência visual.

Compartilhar senha do Wi-Fi

compartilhar senha por wifi

Uma novidade interessante do Android 12 é a capacidade de compartilhar senhas de Wi-Fi por QR Codes, agilizando e facilitando o repasse da senha para outra pessoa. Essa função ainda pode ser aprimorada com o recurso Nearby Share (parecido com o AirDrop da Apple), que proporciona ainda mais segurança nessa transferência de informações.

Customização aprimorada

Assim como os widgets terão novas opções para tornar a customização do celular ainda mais aprimorada, os temas também receberam essas atualizações. Alguns rumores apontam que será possível modificar as cores do sistema operacional, alterando painéis e possibilitando que o usuário deixe o celular cada vez mais do seu estilo.

customização aprimorada

Outra novidade nessas opções é a customização dos ícones dos aplicativos, caso os desenvolvedores do app em específico possibilitem a utilização desse recurso – alguns podem preferir manter as cores originais das marcas.

Novas funções de privacidade e segurança

No quesito segurança, o Google divulgou que o Android poderia ganhar a função anti-rastreamento parecido com o da Apple, que obriga os aplicativos a emitirem um pop-up alertando o usuário sobre o acesso aos seus dados para fins publicitários. Assim, ele tem a oportunidade de aceitar ou negar a concessão das suas informações pessoais. 

Além disso, outro recurso similar ao da Apple pode ser adicionado na nova atualização do Android: indicar quando algum aplicativo está usando o microfone ou a câmera do celular a partir de ícones na barra de notificação. Ainda com foco na privacidade, o Android 12 trará a opção de desabilitar câmera, microfone e localização do aparelho no menu de configurações.

Otimização da interação física

O Android 12 trará feedback tátil unido ao áudio. Assim, permitirá que os aplicativos usem a vibração do celular para dar retorno ao tato do usuário em diferentes intensidades. Um exemplo prático seria um o jogo de corrida, em que o carro passa por diferentes tipos de terrenos e o sistema poderá proporcionar diferentes tipos de vibração nesses momentos.

Ainda sem muitas explicações claras, o Google irá otimizar a navegação por gestos, incluindo um método novo para evitar gestos acidentais na tela. 

Modo para games

A atualização para Android 12 pode trazer um novo modo direcionado para quem gosta de jogar.  Está sendo especulado que a função possibilite ao usuário controlar outras funcionalidades do aparelho enquanto acessa o jogo, como alterar o brilho da tela, os volumes do celular ou ativar o modo “Não Perturbe”.

Hibernação de aplicativos

Essa novidade é bem curiosa entre os novos recursos do Android 12. Será possível permitir que aplicativos pouco utilizados fiquem em modo de hibernação e ocupem menos espaço no dispositivo. O sistema operacional vai liberar de forma automática o armazenamento que o cachê desses aplicativos ocupava, sem que o usuário precise ficar se preocupando com essas limpezas manualmente. Isso torna a experiência mais prática e otimizada, menos lenta e ainda mantém o celular com um bom nível de desempenho.

Além dos recursos pontuados, o Android 12 também contará com otimizações que deixarão a usabilidade mais prática e responsiva. O sistema, em geral, será aprimorado para que a experiência do usuário seja ainda mais completa, visualmente agradável e prática. 

Essa prévia do Android 12 para desenvolvedores criou ainda mais expectativas em quem já se interessava pelos rumores. O novo sistema operacional promete melhorias significativas de funcionalidade e desempenho, com recursos que o mantém como principal concorrente do iOS, sistema operacional da Apple.

A atualização entrou nas etapas finais de desenvolvimento. No entanto, ainda não há uma data específica para a chegada da primeira versão de testes Beta aos usuários finais do Android. Alguns rumores dizem que é possível que isso vá acontecer no segundo semestre de 2021. Até lá, seguimos acompanhando as novidades que o Google disponibiliza sobre a nova atualização do seu sistema operacional.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas redes sociais para ajudar seus familiares e amigos a também escolher um ótimo celular. E acompanhe os próximos artigos do Mais Android!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui